Dia Mundial da Saúde: A importância da alimentação orgânica para uma vida mais saudáve
Dia Mundial da Saúde: A importância da alimentação orgânica para uma vida mais saudáve
Os produtos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes químicos ou organismos geneticamente modificados, garantindo um alimento mais puro e nutritivo. Além disso, estudos indicam que os alimentos orgânicos possuem maior concentração de antioxidantes, vitaminas e minerais, que contribuem para a prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imunológico e uma vida mais equilibrada.
“A saúde começa pela alimentação. Optar por produtos orgânicos significa escolher um estilo de vida mais equilibrado e sustentável, beneficiando não só o nosso corpo, mas também o meio ambiente”, explica Joe Valle, sócio-fundador do Grupo Malunga.
Mas os benefícios não param por aí. A produção orgânica também respeita a biodiversidade, preserva os recursos naturais e promove uma relação mais justa entre produtores e consumidores.
“Ao evitar pesticidas e fertilizantes sintéticos, o solo se mantém fértil por mais tempo, a contaminação da água e do ar é reduzida, e os alimentos chegam à mesa de forma mais saudável e sustentável”, complementa o produtor de orgânicos do Grupo Malunga.
Como incluir mais alimentos orgânicos na rotina?
- Prefira feiras orgânicas e produtores locais, garantindo alimentos frescos e livres de químicos.
- Aposte em produtos certificados, garantindo que realmente são orgânicos.
- Cozinhe mais em casa, priorizando ingredientes naturais e minimamente processados.
- Incentive o consumo consciente, valorizando pequenos produtores e práticas sustentáveis.