O encontro acontece no dia 9 de julho, quarta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita e os ingressos ficam disponíveis duas horas antes do início do evento, e a classificação indicativa é 14 anos.
O encontro acontece no dia 9 de julho, quarta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita e os ingressos ficam disponíveis duas horas antes do início do evento, e a classificação indicativa é 14 anos.
Bianca Santana e Matheus Leitão são os próximos convidados do Sempre Um Papo na Caixa Cultural Brasília. Eles participam do projeto para conversar sobre o tema "Quem pode contar a própria história?". O encontro acontece no dia 9 de julho, quarta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita, num patrocínio da Caixa / Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Os ingressos ficam disponíveis duas horas antes do início do evento, e a classificação indicativa é 14 anos.
Jornalista e escritora, Bianca é autora dos livros “Quando me descobri negra” (Fósforo, 2023); “Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo” (Fósforo, 2022) e “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (Companhia das Letras, 2021). Além de escritora,Bianca Santana atua como colunista da Folha de S.Paulo e comentarista do Jornal da Cultura. Diretora executiva da Casa Sueli Carneiro, ela é também doutora em Ciência da Informação e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo.
Matheus Leitão tem especialização em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde foi visiting scholar entre 2012 e 2013. Em 23 anos de carreira como jornalista, trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, Rádio Globo e Portal G1. Atualmente, é colunista da revista Veja. Venceu as mais importantes distinções de jornalismo da América Latina como os prêmios Esso, Embratel, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do livro “Em nome dos pais”, que deu origem ao documentário homônimo exibido pela HBO.
O Sempre Um Papo, criado em Belo Horizonte pelo jornalista Afonso Borges, já esteve em Brasília antes, de 2003 a 2009, também na Caixa Cultural. Neste período, o projeto recebeu escritores como Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Fernando Morais, entre muitos outros, em programação mensal.
Sempre Um Papo – 39 anos
Criado em 1986, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O canal no YouTube do Sempre Um Papo contém mais de 1.600 programas de uma hora cada, constituindo-se no maior e mais relevante acervo virtual da literatura brasileira. Além dos debates, seminários e cursos completam o rol de exibições, que hoje registra quase 9 milhões de visualizações.
Oficina de escrita literária com Bianca Santana
Integra ainda esta edição do Sempre Um Papo a oficina online e gratuita "Escrita Literária: Memória e Invenção", ministrada pela renomada escritora e jornalista Bianca Santana. A atividade ocorrerá em 26 de julho de 2025 (sábado), das 10h às 12h, via Google Meet, e convida participantes a explorar a relação entre memória pessoal e ficção através de exercícios criativos. Com vagas limitadas e inscrições prévias obrigatórias (inscrições online através deste link), a iniciativa — patrocinada pela CAIXA/Gov. Federal — reforça o compromisso do Sempre Um Papo em democratizar o acesso à literatura e à formação de novas vozes narrativas.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Bianca Santana e Matheus Leitão
Local: Caixa Cultural Brasília – SBS – Quadra 4 – Lotes 3 e 4.
Dia: 9 de julho, quarta-feira, às 19h30
Ingressos: entrada gratuita mediante retirada de ingressos distribuídos na bilheteria 2 horas antes do início
Duração: 120 minutos
Classificação: não recomendado para menores de 14 anos
Informações:https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Brasilia.aspx e www.sempreumpapo.com.br - @sempreumpapo
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal