Evento reunirá lideranças globais para impulsionar a intercooperação, a internacionalização e o desenvolvimento sustentável do setor nos países lusófonos
Evento reunirá lideranças globais para impulsionar a intercooperação, a internacionalização e o desenvolvimento sustentável do setor nos países lusófonos
De 19 a 21 de maio de 2025, Brasília será palco da 3ª Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP), evento que visa fortalecer os laços entre cooperativas dos países lusófonos, impulsionando a intercooperação, a inovação e a internacionalização do cooperativismo.
A CICLP, consolida-se como um marco na promoção da colaboração entre as nações de língua portuguesa. Com o tema "Conectando Cooperativas, Transformando Futuros", a Cimeira reunirá líderes cooperativistas, parlamentares, executivos e acadêmicos para discutir estratégias que potencializem o impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento sustentável e inclusivo.
O evento ocorre em um momento emblemático, com a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamando 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo a relevância dessas organizações na construção de um futuro mais sustentável e equitativo.
A 1ª edição da Cimeira , realizada em 2022 no Porto , envolveu sete países e foi um marco no fortalecimento das relações cooperativas internacionais. O sucesso desta iniciativa impulsionou a realização da 2ª edição em 2023, em Torres Vedras , contando com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo . Esse encontro reforçou a importância da troca de boas práticas e da criação de parcerias estratégicas.
Impacto do Cooperativismo nos Países Lusófonos
O cooperativismo desempenha um papel fundamental nas economias dos países de língua portuguesa, promovendo inclusão social, trabalho e desenvolvimento sustentável. No Brasil, por exemplo, o cooperativismo de crédito tem se destacado como instrumento impulsionador de setores econômicos estratégicos, onde ocupa espaços não preenchidos pelas instituições bancárias tradicionais.
A intercooperação entre as nações lusófonas permite a troca de experiências e o fortalecimento de iniciativas que visam ao desenvolvimento econômico e social, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e técnicas que contribuem para o crescimento mútuo.
Compromisso com a Sustentabilidade
As cooperativas dos países lusófonos estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, implementando práticas que visam à erradicação da pobreza, promoção do trabalho decente e crescimento econômico sustentável. A III Cimeira reforçará esse compromisso, destacando iniciativas que contribuem para um futuro mais justo e equilibrado.
O Sistema OCB/DF terá uma participação ativa na Cimeira, promovendo workshops e palestras focadas na capacitação e educação dos cooperados.O presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga Neto, destaca: "A III Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa é uma oportunidade ímpar para reforçarmos os laços de cooperação entre as nações lusófonas. Estamos comprometidos em compartilhar experiências e conhecimentos que promovam o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossas comunidades."
Expectativas para a III Cimeira
Com a participação de líderes e representantes de cooperativas de língua portuguesa, parlamentares, executivos e gestores de instituições cooperativistas, acadêmicos e estudantes da área de cooperativismo, além de empreendedores interessados em intercooperação e novos mercados, a III Cimeira promete ser um ponto de encontro essencial para o avanço do cooperativismo lusófono.
Acesse o site do evento https://ciclp.coop.br/.
Sobre o Sistema OCD/DF
A OCD/DF nasceu com o objetivo de unir pessoas que acreditam no cooperativismo. Assim a OCD/DF organiza para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
Sobre o Sescoop/DF
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal (Sescoop/DF) é uma entidade dedicada à formação profissional, promoção social e monitoramento das cooperativas no Distrito Federal. Seu objetivo é fortalecer o cooperativismo por meio de programas de capacitação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. O Sescoop/DF atua em parceria com cooperativas de diversos ramos, promovendo a educação cooperativista e incentivando práticas alinhadas aos princípios da sustentabilidade e inclusão social.
AIS Comunicação e Estratégia
Ligia Gabrielli – (41) 98700-2363
Deividi Lira (44) 99966-4987