No dia 1º de maio, às 16h, a Banda Mirim — premiado grupo de São Paulo — apresenta sua décima montagem, o espetáculo EDUKA, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.
No dia 1º de maio, às 16h, a Banda Mirim — premiado grupo de São Paulo — apresenta sua décima montagem, o espetáculo EDUKA, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.
No dia 1º de maio, às 16h, a Banda Mirim — premiado grupo de São Paulo — apresenta sua décima montagem, o espetáculo EDUKA, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. O musical propõe um mergulho poético no universo da educação, do aprendizado e das relações que transformam vidas. Ao longo de 60 minutos, os nove artistas do grupo retratam os desafios e a alegria que envolvem o ambiente escolar, com muita música tocada ao vivo, transportando o público para dentro de uma sala de aula. A apresentação tem acesso gratuito, mediante retirada de ingresso, e contará com tradução em Libras.
A trama se desenrola a partir do encontro entre personagens em uma classe abandonada, onde vive um boneco de madeira. “Eles aceitam a tarefa de reconstruir o local”, conta o diretor e dramaturgo Marcelo Romagnoli. Nesse espaço simbólico, trocam saberes, compartilham memórias e constroem o futuro de forma colaborativa. “Crianças e adultos acompanham uma narrativa solar, alegre e dinâmica, repleta de simbologias. Estamos falando da grande escola que é a vida, de como podemos aprender uns com os outros”, conclui o diretor.
Resultado de três anos de estudos, EDUKA ganhou pela pesquisa realizada o APCA 2021 — prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte —, além de ser indicado ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2023 na categoria Arte para Crianças. Percorrendo diferentes concepções de ensino — de Platão a Paulo Freire —, a obra resgata a memória afetiva dos espectadores com personagens que fazem parte do imaginário escolar de todos, como professores, o zelador, a faxineira e a cozinheira. O espetáculo valoriza as experiências do cotidiano e oferece à plateia jovem uma visão mais ampla do mundo, trazendo ensinamentos essenciais para a formação cidadã.
A passagem por Brasília faz parte da turnê nacional da Banda Mirim, que também acontece em Goiânia e Curitiba, integrando o Circuito Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023, uma realização da Rede das Artes, Funarte e Ministério da Cultura.
A atriz Cláudia Missura, que interpreta Purga, o zelador da escola, celebra a apresentação na capital federal como uma extensão do processo de troca e aprendizado: “É a vontade de dividir os pensamentos do grupo, em forma de teatro, acreditando no coletivo para mudar o mundo e as coisas”, afirma.
Com forte influência do teatro do artista polonês Tadeusz Kantor, o espetáculo conta com canções originais compostas ao longo do processo de criação. A trilha sonora é assinada por Tata Fernandes e mistura ritmos de diversas partes do mundo — do rap à música africana.
Oficina de Teatro e Música para Crianças e Jovens
Além das apresentações, o grupo irá oferecer ainda gratuitamente uma oficina de práticas de teatro e de música. A ação é voltada para arte-educadores, estudantes de artes cênicas e música, bem como para pessoas interessadas no universo pedagógico infantil. A proposta é compartilhar as práticas artísticas e didáticas do grupo, visando capacitar e fomentar agentes multiplicadores para a aplicação dos exercícios utilizados na oficina em projetos sociais e culturais.
Data: 29/04 (terça-feira), das 14h às 17h
Local: Espaço Cultural Mapati (Endereço: SHCGN 707, Bloco K, nº 05 – Asa Norte – Brasília/DF)
Inscrições gratuitas até 25 de abril: https://goo.su/a5baW
ACESSIBILIDADE
Sessão exclusiva para escolas
No dia 30 de abril, às 15h, EDUKA será apresentado especialmente para estudantes de escolas públicas e privadas, também no CCBB. A sessão terá Intérprete de Libras e Audiodescrição. As instituições interessadas devem entrar em contato com (61) 98136-3035.
Ficha técnica
Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli; Música: Tata Fernandes; Elenco: Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes; Cenário e Luz: Marisa Bentivegna; Figurino: Chris Aizner; Som: Duda Gomes; Cenotécnico e Contrarregra: Daniel Roque; Assistente de Luz e Cenário: Théo Lacerda; Intérprete de Libras: Vitória Cristina Silva; Roteiro de Audiodescrição: Ver com Palavras; Narração de Audiodescrição: Sala de Produções; Produção e Design: Andrea Pedro; Produção Local: Sala de Produções – Dayse Hansa; Redes Sociais: Léo Vieira; Assessoria de Imprensa: ECD Comunicação; Apoio: CCBB Brasília; Realização: Palco e Imagem Produções, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal
Serviço
Espetáculo EDUKA – Banda Mirim
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Brasília
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22 - Asa Sul
Datas: 30 de abril (quarta-feira), às 15h – sessão exclusiva para escolas
1º de maio (quinta-feira), às 16h – sessão para o público geral
Classificação: Livre
Ingressos: Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria física e pelo siteccbb.com.br/brasilia