Celebrando os 40 anos do Axé Music, bloco chega com muitas novidades no dia 1º de março
Celebrando os 40 anos do Axé Music, bloco chega com muitas novidades no dia 1º de março
O maior bloco sapatão chega com tudo neste Carnaval 2025. Com o tema “Do Pelô ao Eixo: Axé e Resistência”, “REBU, o Bloco” celebra os 40 anos do Axé Music, gênero musical que nasceu na Bahia, se consolidou como um dos maiores movimentos musicais do Brasil e ganhou projeção nacional e internacional. Muito além desta celebração, no sábado, 1º de março, no Eixo Cultural Ibero-Americano, a partir das 15h, o bloco reafirma seu protagonismo como referência de resistência e diversidade na cultura LGBTQIA+.
Este ano, a abertura do “REBU, o Bloco” ficará por conta do grupo percussivo Batuqueiras MAIS, coletivo de mulheres e pessoas LBTs enraizado nas matrizes da cultura popular. Com sua vibrante performance de ritmos, como maracatu, coco e ijexá, o Batuqueiras MAIS promete iniciar o Carnaval com energia ancestral e revolucionária.
Outro destaque da programação é a banda REBU, formada por artistas LBTs de grande expressão na cultura LGBTQIA+ da cidade. “Sempre valorizando os artistas da nossa cidade, este supergrupo reúne talentos renomados para compor um repertório diverso e energizante, que promete conectar as raízes culturais brasileiras ao axé contemporâneo, além de agitar a todes que vão celebrar mais uma vez com a gente este ano”, revela Rafaella Ferrugem, diretora artística da REBU . “O Axé Music é uma das principais formas de expressão da música brasileira e representa uma identidade cultural muito forte, nada mais representativo para homenagearmos este ano”, completa a Loly Alves, diretora de comunicação do “REBU, o Bloco”.
Além disso, a festa contará com DJs residentes, o Trio Rebu, além de convidadas, que garantirão uma programação sonora vibrante, celebrando a diversidade, liberdade e alegria, com Ella Nasser e Jess Ullun.
Mantendo sua tradição, a REBU amadrinhará mais um bloco LGBTQIAPN+, o Rainha de Corpas, estreante no Carnaval da capital, cedendo suas estruturas e abrindo a programação do sábado, a partir das 10h. Assim, reafirma seu compromisso de fomentar novas iniciativas e fortalecer a diversidade cultural no cenário carnavalesco.
“Mais uma vez, o bloco REBU faz parte da programação da Plataforma da Diversidade, que em 2025 será 100% gerida e produzida por mulheres e pessoas LBTs. Da direção à produção e até a equipe técnica (a equipe da graxa), todas as funções, incluindo direção de palco, operação de som e de luz, serão desempenhadas por mulheres e pessoas LBTs, reforçando a autonomia e protagonismo dessas profissionais na produção cultural”, destaca Dayse Hansa, diretora de produção do bloco.
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, lembrando sempre que a melhor fantasia é o respeito e promovendo um espaço de celebração inclusivo para todas as pessoas que desejam viver a alegria do Carnaval de forma livre e diversa. “REBU, o Bloco” é realizado com recursos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.
Serviço:
“REBU, o Bloco”Data: 1º/03/2025
Local: Estacionamento Eixo Cultural Ibero-Americano
Horário: Das 15h às 22h
🌈Tema: “Do Pelô ao Eixo: Axé e Resistência”
Programação 2025:
•10h - Bloco Rainha de Corpas - Amadrinhada pelo “REBU, o Bloco”
•15h - Abertura com grupo Batuqueiras MAIS
•16h - DJ Jess Ullun
•17:30h - DJ Ella Nasser
•19h - Banda REBU
•:20h - Trio REBU - ( DJs Residentes: Loly Alves, Rafa Ferrugem e D-Day)
•22h - Encerramento
Acompanhe mais sobre a Coletiva REBU: https://www.instagram.com/rebu_fbb/