Serão três sessões gratuitas nos dias 2 e 3 de outubro, às 20h; e dia 5, às 19h, no Teatro Nossa Senhora das Dores, com Libras e audiodescrição
Serão três sessões gratuitas nos dias 2 e 3 de outubro, às 20h; e dia 5, às 19h, no Teatro Nossa Senhora das Dores, com Libras e audiodescrição
Belo Horizonte recebe uma obra que desafia clichês: o espetáculo “Outra História de Amor” fala de afetos que se transformam com o tempo, sem reduzir o envelhecer a rótulos. Em circulação nacional, a montagem brasiliense acompanha um casal junto há 45 anos e convida o público a discutir afeto, autonomia, desejo e cuidado na maturidade. As sessões acontecem nos dias 2 e 3 de outubro às 20h; e dia 5, às 19h, no Teatro Nossa Senhora das Dores (Avenida Francisco Sales, 77 Floresta). A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Sympla.
“Veja o humano antes de ver a idade. Veja o sonho antes de ver a idade da pessoa”, provoca o autor e diretor Zé Regino, ao explicar que a obra nasce do desejo de quebrar o olhar condescendente sobre a velhice e devolver complexidade às histórias de quem envelhece. Ao conceber o espetáculo, Regino partiu de vivências pessoais e da percepção cotidiana de etarismo. Ele relata que, ao observar diferenças de tratamento por causa da idade, inclusive em ambientes que frequentava, decidiu transformar esse material em cena. “Falar sobre nós, sobre pessoas e idades”, como resume.
Também é um manifesto pelo direito ao afeto em todas as fases. “Envelhecer é natural, não um rótulo. Não nos retira projetos, desejo e nem vitalidade. Continuamos tendo sonhos, projetos e amando. Somos pessoas humanas, isso não se perde”, afirma o diretor.
Elenco
Em cena, Ruth Guimarães e Humberto Pedrancini dão vida a um casal que, mesmo após décadas, segue em transformação, entre ternura, humor e conflito. A direção de Zé Regino aposta na escuta do ator e em uma escrita que evita o lugar-comum, fruto de sua pesquisa sobre o riso e do diálogo criativo com o elenco. “Podemos, sim, sair dos estereótipos para fazer uma obra com humor, ternura e amor”, diz o diretor, destacando a troca com Ruth e Berto para não cair em clichês.
A produção é de Kacus Martins e organiza sessões acessíveis em Libras e audiodescrição. O projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
SERVIÇO
Espetáculo Outra História de Amor
Data: 2 e 3 de outubro às 20h e dia 5 às 19h
Local: Teatro Nossa Senhora das Dores (Avenida Francisco Sales, 77 Floresta) – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Gratuito, mediante retirada pelo Sympla.
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Acessibilidade: interpretação em Libras e audiodescrição