Serão ofertadas simultaneamente nos hospitais universitários da Rede Ebserh em todo o país consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos
Serão ofertadas simultaneamente nos hospitais universitários da Rede Ebserh em todo o país consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos

O Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP HU/Unifesp), participará pela primeira vez do “Dia E – Ebserh em Ação”, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A ação ocorre no dia 13/12 e, no HSP HU/Unifesp, estão previstos 440 atendimentos para pacientes que aguardam nas filas da regulação, sendo 30 cirurgias, 150 consultas e 260 exames e procedimentos.
A ação será realizada simultaneamente nos hospitais universitários da Rede Ebserh em todo o país e ofertará mais de 52 mil atendimentos – entre 2.200 cirurgias, 9.200 consultas e 40.700 exames e procedimentos. O quantitativo representa um aumento de 53% nos procedimentos realizados na segunda edição do mutirão, em 13 de setembro.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, explica que se trata de um esforço conjunto dos hospitais universitários, dos Ministérios da Educação e da Saúde para suprir – da consulta à cirurgia – as necessidades da população por tratamentos das mais diversas especialidades. “Estamos fechando 2025 com o maior e mais diverso mutirão do SUS já feito no Brasil”, afirma.
Ebserh em Ação
A iniciativa faz parte do Ebserh em Ação – que promove mutirões e o envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, com o atendimento humanizado e com as necessidades da população – e do programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Governo Federal, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir as filas e o tempo de espera no SUS.
Em 2025, a estatal promoveu outras duas mobilizações nacionais em julho e setembro, ofertando: em julho, 1.060 cirurgias, 1.244 consultas e 10.160 exames e procedimentos e, em setembro, 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos, representando um aumento de 175% nos atendimentos entre a primeira e a segunda edição.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.