Manifestação reforça a luta por direitos e a presença da comunidade LGBTQIA+ em todas as regiões do DF
Manifestação reforça a luta por direitos e a presença da comunidade LGBTQIA+ em todas as regiões do DF
Neste domingo (19 de outubro), O Itapoã (DF) recebe a sétima edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ da cidade. A manifestação tem como marca a luta por direitos e a expansão da voz da comunidade em todas as partes do DF. A concentração está marcada para as 14 horas na entrada do bairro Del Lago, próximo à Quadra 1.
A manifestação leva para as ruas do Itapoã os DJs Kamilo, Kim Mahara e Larissa West. Ainda entre as atrações estão os cantores MC Lana, Ígor Mirái e as performances de Jonas e Dyanna Beckster, além da presença da madrinha da Parada, Maria Eduarda. A ação integra o projeto Distrito Criativo, uma parceria do Distrito Drag com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).
Fundamentais, enquanto manifestações políticas e culturais da comunidade LGBTQIA+, as paradas do orgulho espalhadas pelo DF significam marcos de resistência, de acordo com a coordenadora da atividade, Charllot de Jesus. “Realizar a Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Itapoã é um passo importante para que a nossa diversidade e a luta por direitos seja reconhecida e celebrada em todo o Distrito Federal e não apenas nas áreas centrais”, afirma.
A descentralização de manifestações da população LGBTQIA+ é uma das metas da atuação do Distrito Drag nos últimos anos, segundo uma das diretoras da entidade, a drag queen e produtora cultural Ruth Venceremos. “Estabelecemos parcerias com sete paradas do orgulho espalhadas pelo DF. Estamos unindo forças com as lideranças de várias cidades do nosso ‘quadradinho’ para a promoção dos direitos humanos e a democratização do acesso à cultura”, destaca.
SERVIÇO
Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Itapoã
19 de outubro, a partir das 14h
Concentração na entrada do bairro Del Lago, próximo à Quadra 1