Os dois curtas, em cartaz a partir das 19h30, no teatro localizado na 707 Norte, trazem profundas reflexões sociais
Os dois curtas, em cartaz a partir das 19h30, no teatro localizado na 707 Norte, trazem profundas reflexões sociais
O Cineclube Mapati exibirá, nesta sexta (28/2), às 19h30, dois curtas-metragens que abordam questões como educação, desigualdade social e consciência política: “Meu amigo Nietzsche” e “A Terra em que pisar”. A sessão especial será no Espaço Cultural Mapati, na 707 Norte, e terá entrada gratuita, mediante retirada de ingresso pelo site https://www.sympla.com.br/
Dirigidos por Fáuston da Silva, o primeiro curta da noite, Meu amigo Nietzsche (15 min), conta a história de Lucas, um menino da periferia do Distrito Federal que encontra um exemplar do livro "Assim Falou Zaratustra", de Friedrich Nietzsche, em um lixão. Ao entrar em contato com a obra, desperta sua consciência crítica e gera reações inesperadas em sua família e no ambiente escolar, e levanta debates sobre o impacto da educação e as barreiras impostas pela desigualdade social.
A obra conquistou reconhecimento do público e da crítica especializada, acumulando prêmios em importantes festivais nacionais, como o Festival Internacional de Cinema Infantil, o Festival de Brasília, o Festival Curta Brasília, o Curta SE e o Festival de Cinema com Farinha, no Ceará. O curta também recebeu destaque no cenário internacional, sendo premiado em festivais da França, Espanha, Alemanha, Suíça, Argentina, Chile e Colômbia, consolidando sua relevância no circuito cinematográfico.
Em seguida, A Terra em que pisar (24 min) acompanha Joana durante uma ocupação irregular de terra pública. O que começa como uma busca por moradia se transforma em um processo de tomada de consciência sobre a luta pelo direito à terra, trazendo à tona os desafios enfrentados por apropriações de áreas urbanas e suas implicações sociais e políticas.
Sobre o Cineclube Mapati
O Cineclube Mapati realiza exibições cinematográficas gratuitas, norteadas pelo compromisso de ampliar o debate sobre questões sociais urgentes, utilizando o cinema como ferramenta de reflexão e transformação. A iniciativa integra o Núcleo do Espaço Mapati e faz parte do projeto ARTEAR - Direito à Infância, Saúde Mental, Tradição e Salvaguarda Artística.
Serviço:
Cineclupe Mapati
Data: Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural Mapati - SHCGN 707, Bloco K, Casa 05, Asa Norte, Brasília/DF
Classificação Indicativa: Livre
Entrada franca - retire seu ingresso: Sympla
Mais informações: (61) 3347 3920
Apoio: FUNARTE
Fomento: SECEC/DF