Estudantes da rede pública passam por treinamento profissional com o objetivo de criar programas de rádio, transformando ondas sonoras em instrumentos de cidadania, conectando educação, arte e comunicação
Estudantes da rede pública passam por treinamento profissional com o objetivo de criar programas de rádio, transformando ondas sonoras em instrumentos de cidadania, conectando educação, arte e comunicação
Chega à sua terceira edição o projeto “Oficina de Rádio para Jovens que Planejam Voar”, iniciativa que promove voz ativa a estudantes por meio da comunicação comunitária. Por meio de aulas, ministradas por profissionais da área, alunas e alunos da Rede Pública de Ensino mergulharam em temas que atravessam seus cotidianos escolar, familiar e comunitário, produzindo programas de rádio roteirizados e gravados por elas e eles mesmos.
Realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), o projeto busca estimular o pensamento crítico e a produção midiática consciente entre jovens de 12 a 14 anos e adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Provocação que, em 2024, levou os e as estudantes a abordarem - em seus programas - temas urgentes e relevantes como: Racismo estrutural e intolerância religiosa; Violência contra a mulher e bullying; Cultura do skate; e Música como resistência; além das Influências indígenas e africanas na sociedade.
Participativo e inclusivo
Em 2025, o projeto reforça seu compromisso com a inclusão, contando com a participação de estudantes com deficiência, que trazem perspectivas únicas às gravações. Dioclécio Luz, mestre em Comunicação Comunitária e idealizador da oficina, destaca: “a diversidade enriquece o processo criativo, com alunos demonstrando curiosidade, leveza e excelência na abordagem dos temas”. Experiência que na edição passada trouxe excelentes resultados.
Formação técnica e crítica
Ao longo de duas semanas, participantes divididos em grupos passarão por capacitação, em cinco encontros com vistas a capacitar participantes em todas as etapas da produção radiofônica e de podcasts, desde teoria e técnicas até a prática, com foco em conteúdo comunitário e diversidade cultural.
Entre os dias 6 e 14 de maio, o jornalista e arte-educador Dioclécio Luz ministra, com participação de outros profissionais como Ramiro Galas e Marcos Pinheiro, a série de encontros sobre produção radiofônica e podcasts. No primeiro dia (6/5), o foco foi a relação entre som, comunicação e música, abordando técnicas de locução (dicção, impostação), linguagem adequada ao rádio, diversidade musical (MPB, regional, erudita), e questões como indústria cultural e jabá. No segundo encontro (7/5), discute-se jornalismo comunitário, com ênfase em critérios de noticiabilidade, temas sociais relevantes (cultura, saúde, política), e técnicas para entrevistas e reportagens adaptadas à realidade local.
No terceiro dia (8/5), os participantes aprendem sobre a estruturação de equipes e a produção de programas, detalhando etapas como roteiro, pesquisa, operação técnica e locução. Já no quarto encontro (13/5), há uma parte prática: os grupos trabalham na criação de grades de programação e na edição de conteúdos, com orientações de Ramiro Galas sobre edição e de Marcos Pinheiro sobre rádio web. Por fim, no quinto dia (14/5), o encerramento é dedicado à gravação final dos programas desenvolvidos pelos participantes, seguindo modelos como revista de rádio/podcast, para veiculação na Rádio Eixo, parceira do projeto.
A proposta da oficina é oferecer uma formação completa, mesclando teoria e prática, desde a concepção até a execução de programas, com destaque para a valorização da cultura local, diversidade musical e jornalismo engajado com a comunidade. Como material de apoio, uma cartilha pedagógica é distribuída aos e às participantes.
“Oficina de Rádio para Jovens que Planejam Voar” traz à essas comunidades mentoria para fortalecer a autoestima e o capital cultural dos jovens. “É inspirador ver suas vozes ganharem espaço na mídia”, afirma Dioclécio.
Local: CEF 5 de Sobradinho (Q 10 Rua 4, AE 4 e 5)
Calendário:
Estudantes do Ensino Fundamental: Turmas da manhã (das 9h20 às 12h20) e tarde (das 13h às 16h), entre 5 e 19 de maio
Estudantes do EJA: Turma noturna (das 19h às 22h), entre 19 e 23 de maio