Projeto do DF celebra a arte negra com diversas atividades, lançamento de EP e mostra acessível
Projeto do DF celebra a arte negra com diversas atividades, lançamento de EP e mostra acessível

O projeto Harmonia Inclusiva: Celebração da Cultura Negra realiza, durante o mês de novembro, uma série de oficinas gratuitas de produção fonográfica em Sobradinho (DF). Idealizada pelo músico e produtor Gabriel dos Santos, a iniciativa une formação, criação e difusão cultural, com foco na música afrocentrada, na inclusão e no protagonismo negro. O projeto conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
Mais do que um curso técnico, o Harmonia Inclusiva propõe uma experiência prática e colaborativa, que aproxima artistas e público dos bastidores da criação musical, reforçando a força da arte negra como ferramenta de formação e transformação social.
Oficina “Gravar, sentir e difundir” – formação prática e acessível em produção fonográfica
A oficina “Gravar, sentir e difundir – A produção e distribuição fonográfica” é o eixo central do projeto e acontece ao longo de novembro, em quatro encontros que exploram todas as etapas de uma produção musical — da composição à masterização. Os módulos 1 e 2 já aconteceram, referentes a Criação, letra, melodia e harmonia; e Captação e gravação. A programação segue neste fim de semana.
PROGRAMAÇÃO
Módulo 3 – Edição e mixagem de áudio (15/11 – Cozinharia Studio)
Módulo 4 – Masterização e registro do fonograma (16/11) – Sótão de Música)
Com metodologia participativa e prática, os participantes vão aprender e aprimorar os conhecimentos em torno do processo de gravação de um álbum, a partir da experiência do grupo O Terceiro Ambiente que atualmente passa por essa etapa enquanto realiza o curso, tendo como professor Gabriel dos Santos, vocalista e diretor musical no projeto, e Iago dos Santos, gestor do estúdio onde ocorrem as gravações. Ambos são também músicos e produtores com atuação na formação e valorização da música independente do DF.
Do estúdio ao palco: o EP “É Lá Fora”
O resultado direto das oficinas é o lançamento do EP “É Lá Fora”, primeiro trabalho autoral do grupo O Terceiro Ambiente. Com quatro faixas inéditas, o EP reflete a identidade afrocentrada e periférica do grupo, abordando temas como ancestralidade, resistência e afetos da juventude negra.
O lançamento será marcado por uma apresentação especial no Teatro de Sobradinho, com performance ao vivo, projeções audiovisuais e acessibilidade integral — incluindo intérprete de Libras, audiodescrição e materiais em braile. O EP também será lançado nas plataformas digitais, ampliando o alcance das produções independentes.
Mostra “Harmonia Inclusiva” – arte negra e acessibilidade em diálogo
Complementando o ciclo formativo, o projeto apresenta a mostra “Harmonia Inclusiva”, uma exposição sensorial e acessível que reúne artistas negros e periféricos selecionados por chamada pública.
Com curadoria de Cyntia Carla Cunha Santos, a mostra ocupa o Teatro de Sobradinho com instalações, fotografias e objetos interativos, propondo uma experiência multissensorial e inclusiva. O espaço contará com audiodescrição, identificação em braile e assistência guiada, fortalecendo o diálogo entre música, corpo e território.
Acessibilidade e inclusão: essência do projeto
Todas as ações do Harmonia Inclusiva — oficinas, shows e exposições — foram concebidas com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, auditiva ou mobilidade reduzida. O projeto reafirma o direito de todos à fruição cultural, valorizando a arte como espaço de encontro, escuta e pertencimento.
Sobre O Terceiro Ambiente
Formado por Gabriel dos Santos, Liliane Santos, Brendon Hoffman, Vinícius Oliveira e Débora Sodré, o grupo O Terceiro Ambiente mistura soul, MPB e ritmos afro-brasileiros em uma sonoridade que expressa as vivências, ancestralidades e resistências da juventude negra brasiliense.
SERVIÇO
Projeto Harmonia Inclusiva: Celebração da Cultura Negra
Local: Sobradinho (DF)
Apoio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF
Oficina “Gravar, sentir e difundir – A produção e distribuição fonográfica”
Datas: 1 a 16 de novembro
Locais: Sótão de Música e Cozinharia Studio
Inscrições: Gratuitas
Lançamento do EP “É Lá Fora” – O Terceiro Ambiente
Local: Teatro de Sobradinho
Data: A confirmar
Disponível também nas plataformas digitais
Mostra “Harmonia Inclusiva”
Local: Teatro de Sobradinho
Período: Durante o mês de novembro
Descrição: Exposição sensorial e acessível de artistas negros e periféricos