Programação inclui forró, quadrilha afrojunina, samba, rap, DJs, comidas típicas e intervenções culturais nos dias 5 e 6 de julho, no Festival Palco Luiz Gama
Programação inclui forró, quadrilha afrojunina, samba, rap, DJs, comidas típicas e intervenções culturais nos dias 5 e 6 de julho, no Festival Palco Luiz Gama
A Ceilândia se prepara para viver dois dias intensos de celebração cultural com a chegada do São João. Nos dias 5 e 6 de julho, a comunidade será palco de uma festa junina diversa e gratuita, que une tradições populares e expressões urbanas no Festival Palco Luiz Gama, localizado na QNQ 1 – Área Especial, ao lado da Escola Classe 62.
O evento celebra a riqueza das manifestações populares das periferias, com ênfase nas heranças afro-brasileiras e nordestinas que moldam a identidade cultural da Ceilândia. Com uma programação que transita entre o samba, o rap, o forró e a quadrilha afrojunina, o festival reforça o papel da arte como instrumento de resistência, visibilidade e promoção da igualdade racial.
Na noite de sábado (5/7), o destaque é para as tradições juninas e nordestinas, com apresentações de quadrilha afrojunina, forró ao vivo, sertanejo e samba. Os DJs Mano Mix, Jorginho e Lua comandam as pick-ups, seguidos por shows de Pr15, Samba com Leo Ribeiro e Owzadia Brasil e o aguardado lançamento do CD “Reticências”, do rapper Markão Aborígene, nome conhecido na cena do rap brasiliense.
Já no domingo (6/7), o foco se volta para a cultura hip hop, com cyphers entre MCs da quebrada, rimas afiadas e muito som. O DJ Raffa abre a programação, que conta ainda com apresentações de Henrique, Mega T, Secreto, Melk, LP, Chico, Rap Dudu, Cleo, Taiane, Ravier, Vela e Lucy. O encerramento da noite repete a parceria entre Samba com Leo Ribeiro e Owzadia Brasil, com os DJs Smir e Mano Mix completando a festa.
Além das atrações no palco, o espaço contará com praça de alimentação repleta de comidas típicas, como canjica, milho, caldos e outras delícias juninas. Para o público infantil, haverá brinquedos e atividades recreativas, garantindo uma experiência completa para toda a família.
O evento reforça o papel das festas populares como espaços de convivência, resistência cultural e visibilidade para artistas locais. Segundo os organizadores, a ideia é promover um São João que dialogue com as realidades e identidades da Ceilândia, misturando ritmos, vozes e sabores que refletem a riqueza cultural da região, especialmente ao unir, num mesmo palco, expressões afro-brasileiras e nordestinas que historicamente constroem a base cultural das periferias do Distrito Federal.
Organizado pela Associação Vila dos Sonhos, o Festival Palco Luiz Gama promete movimentar a região com atrações musicais, comidas típicas, dança, atividades para crianças e intervenções culturais. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura e da deputada federal Erika Kokay, e tem como um de seus pilares a promoção da igualdade racial por meio da valorização da cultura negra e periférica. A programação é voltada para todos os públicos e tem como proposta fortalecer artistas da quebrada e promover o encontro entre diferentes linguagens culturais.
Serviço:
São João da Ceilândia – Festival Palco Luiz Gama
QNQ 1 – Área Especial, ao lado da Escola Classe 62
Dias 5 e 6 de julho
Das 17h às 00h
Entrada gratuita | Classificação livre
Informações: 61 9 8638 60 27