Caderno temático do Lenad III sobre consumo de cannabis e outras substâncias psicoativas Publicação apresenta perfil das pessoas que usam as substâncias, inclusive sintéticas, para orientar políticas públicas baseadas em evidências
Caderno temático do Lenad III sobre consumo de cannabis e outras substâncias psicoativas Publicação apresenta perfil das pessoas que usam as substâncias, inclusive sintéticas, para orientar políticas públicas baseadas em evidências

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP) e com a Ipsos Public Affairs, divulga o caderno temático do III Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III) dedicado à cannabis e outras substâncias psicoativas ilícitas.
O material apresenta o perfil das pessoas que fazem uso, com destaque para o perfil de adolescentes e mulheres, além do consumo de substâncias sintéticas no país.
O Lenad é atualmente o maior inquérito domiciliar de base populacional sobre consumo de substâncias psicoativas, dependências e fatores associados no Brasil. A terceira edição do levantamento foi realizada entre 2022 e 2023, com 16.608, com pessoas de 14 anos ou mais, entrevistadas em todo o território nacional, utilizando questionários autopreenchidos e padronizados. A manutenção da mesma metodologia, desenho amostral e instrumentos utilizados no Lenad II, de 2012, permite retomar comparações intertemporais após mais de uma década, restabelecendo uma série histórica fundamental para o monitoramento epidemiológico e para o planejamento de políticas públicas baseadas em evidências.
Alguns números
Uso de Cannabis na população brasileira com 14 anos ou mais:
Uso de outras substâncias ilícitas – comparações intertemporais 2012-2023
Ecstasy
Uso alguma vez na vida: 0,76% → 2,20%
Uso no último ano: 0,24% → 0,66%
Alucinógenos
Uso alguma vez na vida: 1,04% → 2,08%
Uso no último ano: 0,59% → 0,73%
Estimulantes sintéticos
Uso alguma vez na vida: 2,68% → 4,58%
Uso no último ano: 1,08% → 2,02%
Uso na Adolescência (entre 14 e 17 anos):
Uso de pelo menos uma Substância Psicoativa, exceto álcool e tabaco, na população brasileira com 14 anos ou mais:
O caderno temático integra a série de publicações do Lenad III e será disponibilizado gratuitamente para gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e demais interessados.
A publicação poderá ser acessada no repositório institucional da Unifesp e no Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), coordenado pela Senad/MJSP, buscando contribuir para qualificar o debate público e subsidiar ações de prevenção, cuidado e redução de danos em todo o país.
Expansão do uso de drogas ilícitas no Brasil. https://repositorio.unifesp.br/items/813a56cf-bd09-4594-931d-a0d84f4f160a