Com o tema “Salve Todas as Mulheres”, bloco reforça o compromisso com respeito às mulheres e ao “Não é Não”, promovendo um espaço seguro, acolhedor e livre de violência no Carnaval do DF
Com o tema “Salve Todas as Mulheres”, bloco reforça o compromisso com respeito às mulheres e ao “Não é Não”, promovendo um espaço seguro, acolhedor e livre de violência no Carnaval do DF

Brasília mostrou, mais uma vez, que sabe fazer Carnaval com alegria, consciência e muito afeto. Nos dias 14 e 16 de fevereiro, o Bloco Concentra Mas Não Sai comemorou 26 anos de história reunindo cerca de 15 mil pessoas ao longo dos dois dias de festa, no estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube.
Com entrada gratuita, estrutura acessível e programação para todas as idades, o Concentra reafirmou seu lugar como um dos blocos mais tradicionais, queridos e familiares do Carnaval de Brasília. Mais do que uma celebração, o evento se consolidou como um espaço de encontro entre gerações, fortalecendo o direito à cultura, à ocupação da cidade e à festa com responsabilidade.
Para Marconi Mendes, fundador do bloco, “O Concentra é a cara de Brasília: diverso, acolhedor e cheio de identidade. A cada ano, mostramos que é possível fazer um Carnaval que une tradição, responsabilidade e muita alegria, fortalecendo a cultura da nossa cidade.”
“Salve Todas as Mulheres”: Carnaval com respeito e proteção
A edição de 2026 trouxe como tema “Salve Todas as Mulheres”, ampliando o debate sobre segurança, liberdade e respeito no Carnaval. A proposta foi clara: reforçar que a folia só é completa quando todas as mulheres se sentem seguras para ocupar os espaços públicos.
Ao longo da programação, o bloco destacou, tanto no amplo telão de LED como em falas do apresentador, mensagens de enfrentamento ao assédio, racismo e LGBTfobia, além da adesão ao protocolo “Todos Por Elas”, em consonância com a campanha #FoliaComRespeito e DF FOLIA. DJ e artistas também se revezaram anunciando o slogan da campanha do DETRAN: “Vem, pode vir, mas só não rola beber e dirigir.”
A programação reforçou a essência do Concentra: mistura de ritmos, encontros e performances que transformaram o espaço em um grande ponto de celebração coletiva. Entre os destaques, o Bloco Eduardo & Mônica animou o público com uma mistura vibrante de rock nacional e batida carnavalesca, incluindo clássicos da Legião Urbana.
Também passaram pelo palco Acadêmicos da Asa Norte, Casa de Sogra (com participação de Anna Christina), Jullie Morato, Grupo 3NoBrega, SaiaBamba (com participação de Luiza Ceolin) e DJ Arthur Bat. A programação ganhou ainda mais energia com atrações interativas, como o bloco feminino e percussivo Batalá e o Fitdance comandado pelos professores José Alves e Márcia Vaz, que colocaram o público para dançar e participar ativamente da festa.
O evento ainda contou com Corredor Gastronômico e brinquedoteca, reforçando o clima acolhedor e seguro para famílias, crianças e foliões de todas as idades.
Carnaval que é movimento
Mais do que um bloco, o Concentra Mas Não Sai mostrou que é um movimento cultural consolidado no calendário do DF. Ao completar 26 anos, o bloco reafirma que o Carnaval de Brasília é democrático, diverso e consciente e que a festa pode, sim, caminhar junto com cidadania.
Porque concentrar é tradição. Mas celebrar com respeito é evolução.
SERVIÇO
Bloco Concentra Mas Não Sai – Carnaval 2026
Datas: 14 e 16 de fevereiro de 2026
Local: Estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube
Entrada: Gratuita
Informações: via direct em www.instagram.com/concentramasnaosaibsb ou via e-mail pelo endereço [email protected]
Realização: Artise, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, DF Folia
Apoio: Eixo Tur Integrativo e Sindicato dos Bancários