Consumo consciente valoriza cadeias produtivas organizadas no DF. Escolhas de consumo fortalecem cadeias produtivas baseadas na cooperação
Consumo consciente valoriza cadeias produtivas organizadas no DF. Escolhas de consumo fortalecem cadeias produtivas baseadas na cooperação

Com início de um novo ano e a revisão natural dos hábitos de consumo, o cooperativismo do Distrito Federal entra no radar como uma escolha que vai além do preço e da conveniência. A campanha Escolha Coop, criada é uma iniciativa nacional do cooperativismo que incentiva a valorização de produtos e serviços de cooperativas, convidando o consumidor a refletir sobre o impacto de cada decisão de compra ao conectar consumo, produção e desenvolvimento local dentro de cadeias organizadas pelo cooperativismo.
Ao optar por produtos e serviços de cooperativas, o consumidor fortalece organizações baseadas no trabalho coletivo, na distribuição equilibrada de resultados e na permanência dos recursos na própria comunidade. Diferentemente de modelos empresariais convencionais, as cooperativas estruturam redes produtivas em que produtores, trabalhadores e consumidores integram o mesmo ecossistema econômico.
No Distrito Federal, esse modelo está presente em setores estratégicos da economia. Cooperativas de crédito impulsionam pequenos negócios e empreendimentos locais ao reinvestir os recursos captados na própria região, contribuindo para o fortalecimento da economia regional. Na área da saúde, cooperativas médicas demonstram como a cooperação sustenta serviços complexos, gera trabalho qualificado e amplia o acesso à assistência
O impacto do cooperativismo se estende ainda aos ramos agropecuário, de transporte e de serviços, nos quais cooperativas organizam cadeias produtivas completas — da produção ao atendimento ao consumidor final. Nesse contexto, consumir de cooperativas deixa de ser apenas uma escolha individual e passa a representar uma ação que fortalece sistemas produtivos mais equilibrados, resilientes e sustentáveis.
Para o presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga Neto, a campanha amplia a compreensão sobre o papel do consumo na organização da economia.“Cada escolha feita pelo consumidor influencia diretamente os modelos produtivos que queremos fortalecer. Optar por cooperativas é apoiar estruturas baseadas na cooperação, na geração de renda e no desenvolvimento regional”, afirma.
A iniciativa busca estimular escolhas mais informadas em um momento estratégico do ano, quando prioridades são redefinidas e novos hábitos começam a se consolidar, reforçando o cooperativismo como um modelo alinhado às demandas por responsabilidade econômica e social.
Sobre o Sistema OCD/DF
O Sistema OCD/DF organiza e fortalece o movimento cooperativista no Distrito Federal como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. O Sistema também contempla o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal (Sescoop/DF) é uma entidade dedicada à formação profissional, promoção social e monitoramento das cooperativas no Distrito Federal. O objetivo é fortalecer o cooperativismo por meio de programas de capacitação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. O Sescoop/DF atua em parceria com cooperativas de diversos ramos, promovendo a educação cooperativista e incentivando práticas alinhadas aos princípios da sustentabilidade e inclusão social.