Curso gratuito de teatro popular de bonecos será ministrado por Chico Simões, em Taguatinga. Aulas começam em março, com duração de três meses.
Curso gratuito de teatro popular de bonecos será ministrado por Chico Simões, em Taguatinga. Aulas começam em março, com duração de três meses.

Estão abertas as inscrições para a Escola de Mamulengo, curso gratuito de teatro de bonecos ministrado pelo ator e brincante Chico Simões, do Mamulengo Presepada. As aulas iniciam em março e serão realizadas durante três meses no histórico Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas somente até o dia 25 de fevereiro. O link de inscrição está disponível nas redes sociais @btmsolucoes.
A Escola de Mamulengo objetiva capacitar jovens e adultos interessados em aprender sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, patrimônio cultural brasileiro reconhecido pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Serão 48 horas-aulas com estudos teóricos e práticos, realizados sempre aos sábados dos meses de março, abril e maio, das 8h às 12h. Todos os encontros contarão com intérprete de Libras e monitor para pessoas com deficiência visual.
Os selecionados serão contactados individualmente, por e-mail ou telefone, até o dia 28 de fevereiro. A seleção seguirá critérios como ordem de inscrição, equidade de gênero e inclusão da diversidade. Será garantida paridade entre homens e mulheres e 30% das vagas, no mínimo, serão reservadas para pessoas com deficiência.
Pela continuidade da tradição
As aulas da Escola de Mamulengo são facilitadas por Chico Simões, bonequeiro brasiliense fundador do grupo Mamulengo Presepada e do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, com mais de 50 anos de trajetória cultural. Utilizando recursos da educação patrimonial, Chico Simões busca com este novo projeto seguir promovendo a continuidade, a preservação e a valorização do mamulengo em Taguatinga e em todo o Distrito Federal, que é considerado a localidade com a maior concentração de Mamulengos fora da região Nordeste.
Na Escola de Mamulengo, a tradição oral e o ensino teórico sistematizado se unem para trazer sentido aos novos brincantes da sociedade atual. “As culturas populares tradicionais têm sido buscadas por uma nova geração que procura alternativas de sobrevivência frente a um tempo tão acelerado e digital. Isso é muito importante! Nosso projeto não é uma escola padrão, e sim uma escola de convivência atualizada para o presente, sem perder as raízes firmadas na oralidade”, comenta o bonequeiro.
O cronograma de aulas inclui conhecimento teórico, compartilhamentos e práticas de corpo e voz, métodos básicos de artesanato para montagem de cenários e adereços, além da construção de um elenco de bonecos que ficarão sob posse permanente dos alunos. A programação também contará com a participação de três convidados em palestras mensais: Daniel Carvalho (música para mamulengos), Joaley Almeida (escultura em mulungu) e Maria Villar (toldas, figurinos, adereços e outras milongas).
A Escola de Mamulengo é realizada pela BTM Soluções com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-DF). Ao final do curso, será realizada uma apresentação pública e gratuita com o resultado do aprendizado, permitindo que a comunidade taguatinguense e brasiliense aprecie o trabalho dos novos brincantes formados.
Chico Simões: brincante, professor e eterno aprendiz da tradição
Fundador do Mamulengo Presepada e do Invenção Brasileira, Chico Simões se encantou pelos bonecos nos anos 1980, quando viajou pelo Nordeste com Carlinhos Babau (Carroça de Mamulengos). Lá, conviveu com os mestres Chico de Daniel (RN), Joaquim do Babau (PB), Solón, Zé Lopes e Zé de Vina (PE). Brinca também com o palhaço Mateus Caramelada da Lelé Bicuda e é idealizador da Vila Mamulengo (Olhos D’água-GO) e do Festival Bonecos de Todo Mundo. Iniciou diversos brincantes da nova geração, em diálogo constante com mestres e bonequeiros do Brasil e do mundo. Em 2020, em parceria com a artista Anna Göbel, lançou o livro ‘Arte e Manha do Mamulengo’ (2020).
Cronograma de aulas (sempre de 8h às 12h)
Março: 07, 14, 21, 28
Abril: 11, 18, 25
Maio: 02, 09, 16, 23, 30
Apresentação final: 31 de maio
SERVIÇO
Escola de Mamulengo - Inscrições Abertas
Período de inscrição: até 25/02/26
Resultado dos selecionados (por e-mail): 28/02
Período de aulas: 07/03 a 31/05 (aos sábados, 8h às 12h)
Formulário de inscrição: https://forms.gle/
Instagram: https://instagram.com/
Informações: [email protected]